sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Consciência Negra Constante


       Inicio este post dizendo o que falava para  meus alunos de 1 ano a 4 série."Dia da cosciência negra é todo dia!Ou por acaso, você vê negros só no dia 20 de novembro?"Nós estamos por toda a parte  em todo o tempo.Em menor escala(PR) ou em grande escala(RJ).Tô morando no Paraná a um tempinho e já pude perceber algumaas situações de preconceito, mas não me faço de  coitada  por isso muito pelo contrário, isso me fortaleceu , nunca fui maioria no meu ciclo social e de amizades.Muitas vezes fui a única a continuar com a consciência de que você é o melhor  independente da sua cor(apesar da sociedade do senso comum n pensar dessa forma).Sofri preconceito dentro de sala de aula e eu não desisti da docência por causa  disso, muito pelo contrário.Remando contra a força, remando contra o preconceito.Se antes falava sobre o preconceito de qualquer ordem e do racial, muito mais após essa situação!Juntamente com a minha supervisora e a equipe da escola criou-se um projeto de ensino de Conscientização(tipo..precisamos abrir a mente dessas crianças,pra entender que elas fazem parte da cultura negra tanto quanto nós que somos) baseado na Lei nº 10.639,onde todas as escolas públicas e particulares da educação básica devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras assim como sua conscientização.E desde 2003 a mesma lei ,coloca  a temática afro-brasileira que  se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio.
        Na época eu estava dentro de um projeto sobre história da África,principalmente no campo das religiões, o que ajudou muito!Enfim acabei conhecendo um Sheik de Moçambique chamado Caido Bashir ,ele veio para o Brasil com parte da sua família e resolveu matricular seu filho na escola onde eu dava aula!Não tinha momento mais oportuno pra isso acontecer.A inclusão da cultura de outro país(moçambique) foi uma ferramenta usada para trabalharmos a inclusão  e valorização da cultura negra na escola. O começo foi difícil, por causa do preconceito mas juntamente com a ajuda da prefeitura , a equipe pedagógica, a secretaria de educação,e outros orgãos públicos as coisas começaram a caminhar.
     Durante um bimestre falamos sobre o assunto(cultura afro) diversificando logicamente os métodos,aproveitamos que eraum período próximo a  Copa.Bom os resultados foram muito bons, muitas crianças passaram a se valorizar sua cor e a dos demais, a respeitar e principalmente a entender que ter consciência das suas raízes (seja negra ou não) não é só em um momento ou no mês de novembro, mas é todos os dias.Uma verdadeira constante!

Oi, esse aqui é o Faruque,perguntavam se era meu filho rs

Minha supervisora...me ama muito

Sr. Caido Bashir e o filho

Desfile das alunas da escola

mulheres da secretaria de Educação PR

Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial (Anpir)apoiou o projeto e fez algumas mediações


A RPC cobriu o evento
bjO e até a próxima

..ah e não esqueçam  " A verdade é que você (Todo brasileiro tem!) tem sangue crioulo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário