quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Bandas Autorais I:Elemento Principal

Da esquerda pra direita:Rodrigo Narbona,Manobeel,Arthur Bellanda,Guilherme Miojow e Fernando Bana.BandaElemento Principal.
                                                                                           
                                                                                                               Por Cássia Guidin

Bom dia salve gente boa. Como tinha falado algumas semanas atrás, essa semana teremos posts referentes  a música autoral e pra isso nada mais justo que falar diretamente com quem está na estrada mostrando suas músicas, seu trabalho (sim a Cássinha selecionou 3 bandas)de cunho autoral  daqui da região pra estar mostrando mais pra vocês dessa galera e discutindo algumas questões pertinentes a banda, música e carreira. Curte ae!
Serão três posts exclusivos espero que gostem! Desde já quero agradecer as bandas pela disponibilidade para contribuir para este post! Valeu Elemento Principal, Valeu Sub-versão e valeu Montanas Trio.
             E vamos começar  os trabalhos com a banda Elemento Principal. Banda esta composta por Guilherme Miojow (vocal), Arthur Bellanda (Pelego-guitarra base e vocal), Lucas Bellanda (Manobell-bateria), Fernando Bana (contrabaixo) e Rodrigo Narbona (guitarra solo). “A Banda Elemento Principal surgiu meio que totalmente por acaso, pois cada integrante já atuava na música, cada um no seu estilo, e com bandas ou grupos já formados.”Arthur Bellanda assim como, os  demais do grupo sempre participaram e tiveram algumas bandas  e de vários estilos(como Reggae, Blues, Rock,)a ultima antes da Elemento principal foi a Banda Patroa (2 anos) ,desta banda mantiveram algumas formações e acrescentaram o Vocalista Guilherme Miojow e o contrabaixista Fernando Bana. Arthur e seu irmão tem um estúdio de gravação em Paranavaí. Fora eles há dois integrantes que têm projeto paralelo à banda Elemento Principal. O Fernando Bana,  contrabaixista, que tem uma carreira solo como cantor e violonista, sendo músico profissional a mais de 10 anos, além de atuar nas bandas "Dr. Pacheco","Cabelo Molhado" e do grande "Marquinhos Diet". O outro integrante que possui projeto paralelo é o guitarrista Rodrigo Narbona, que integra a banda de Rock "Space Head" de Paranavaí-PR.


Após a gravação de uma música (Como um sonho) em seu estúdio com Guilherme Miojow, Arthur encabeçou a ideia e viu a oportunidade de fazer um estilo diferente de música que até agora estavam levando com a antiga banda. A mesma conta sempre com a participação especial de Eder Giovanini, o "Edão", o qual fez parte de outras bandas que Arthur já teve, como a “Paz Interior” e “Os Marolas”.Como a banda Patroa sempre teve um estilo próprio com músicas pesadas, 100% rock and roll, eu não conseguia mais cantar um show de 2 horas de pura gritaria, e foi ai que resolvi "matar" a Patroa, e começar uma banda nova, juntamente com o Miojow no vocal e com uma mistura de vários estilos musicais. Nascia ai a banda ELEMENTO PRINCIPAL”diz Arthur Bellanda
Projetos:
            A banda vem ganhando mais volume e experiência após a gravação do seu EP independente gravado no Estúdio Garagem, que tem a produção de Arthur Bellanda, e contém 06 (seis) faixas. "Como um sonho", "O bagulho é doido", "Sempre Mais", "Salve a Rua", "Paraná" e "Ação e reação". Todas autorais, e cada uma com uma levada diferente. Diversificando desde MPB e reggae ao "Rap Paulera" sem problema algum.
Tiveram uma participação no WebfestValda 2014, o maior festival de Bandas Independentes do Brasil, que aconteceu no último final de semana de julho nos dias 24, 25 e 26, no Circo Voador, Lapa, Rio de Janeiro. E, curiosamente foi também a primeira apresentação fora de sua cidade. Eles ficaram entre os 13 melhores do festival pra final o que é super bacana, porque além de estarem no Rio ,cidade de efervescência cultural e musical(e minha casa rs) tiveram como resultado o reconhecimento da qualidade das suas musicas próprias! Tipo,vale a pena lutar pelo que se quer, pelo sonho que se tem. A banda não tem agenda cheia, mas está se dedicando aos festivais de música.Espero vê-los em alguma show em breve!
Sobre o público e Repercussão:
“Acredito que, por termos essa variedade de estilos em nossas músicas, agradamos tanto os rockeiros mais fissurados, tanto quanto alguém que seja mais eclético, digo isso porque entre uma música e outra existi uma diferença de estilo considerável, sendo assim, podemos agradar (ou não) a vários gostos musicais diferentes.” diz Arthur Bellanda
Sobre o cenário da Música Brasileira:
“...vejo a música Brasileira sendo como o Rio Amazonas e seus afluentes, ou seja, tem muita coisa boa rolando pelos afluentes desse "rio" que a gente não conhece, muitos músicos e compositores talentosos escondidos, que se importam com o conteúdo das letras e com a melodia mais trabalhada das canções, tendo as mesmas  alguma mensagem de um sentimento verdadeiro, de amor, de tristeza ou de revolta. O Brasil é um país enorme e com uma cultura riquíssima, acredito que nem sempre o que "vende" mais seja o melhor. O dinheiro não é nosso sucesso, e sim o sentimento plantado com cada canção no coração de alguém, o reconhecimento de uma música... Esse é o nosso sucesso.”diz Arthur Bellanda
Agradecimentos:
Falando nisso, queria agradecer a todos que torceram por nós no festival e que de uma maneira ou outra incentivam e elogiam nosso trabalho. Valeu galera Abraço. Família Elemento agradece. RASPALÍNGUA!!      
O Fantástico Mundo de Guidin mais uma vez agradece pela parceria nisso e por vocês nos confiarem este trabalho de divulgação e disseminação da cultura, obrigada pela oportunidade e sucesso sempre! #tamojunto


Xoxo

Um comentário: