quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fabio Pianucci e o tal do Rock n' roll

       Todos vocês sabem que sexta feira é o dia mundial do rock.E o blog nessa vibe tem feito matérias referentes ao  bom e velho Rock, nossa fan page tem partido de pontos históricos e culturais do Rock como conteúdo teórico feito pela nossa diretora de conteúdo além de suas indicaçãoes.

      Hoje terei o prazer de  estar dividindo com vocês uma entrevista que O Fántastico Mundo de Guidin fez com Fabio Pianucci.

"Brinco com meus amigos dizendo que tenho medo de morrer, ficar sem eles ,sem  a minha familia , o Rock n´Roll, e sem ….. (risos)."
                                                                                       Por Rúbia Guidin
                                                                  Foto Amauri Martineli

       Um dos melhores guitarristas da região noroeste do Paraná .Mas conhecido pelo Projeto Vintage 30 ,que faz seu tributo aos Beatles e por participãçoes em gravações nacionais e internacionais.Com um tempo curto me concedeu essa entrevista em um desses intervalos de gravação.

Como o rock chegou e ficou?

O Rock entrou na minha vida quando tinha 13 anos , foi na febre do Guns n’ Roses ,foi quando me rendi a tudo aquilo. Era incrível .Passava horas e horas escutando Guns , Iron Maiden , Nirvana etc. Na época,tudo aquilo era em fitas cassetes ou disco vinil, que pra mim era mais valorizado.Hoje baixamos uma discografia e nao degustamos um album inteiro.

Qual a linha  que você segue ?

Gosto de música boa independente do estilo , mais  as bandas clássicas são as que me tocam mais(chamado som do coraçao).

Suas influências?

Bom ,minha primeira influencia foi o guitarrista Edu Ardanuy ,quando vi ele tocando no Hollywood Rock em 1992 .Aquilo foi loucura total .
Confira o video ai....
Depois conheçi Jimi Hendrix, Steve Vai ,Steve Morse, Jonh Petrucci,David Gilmour,Kiko Loureiro; Eddie Van Halen , etc.

Como você vê o cenário do Rock Nacional atual ?

Nao temos Rock Nacional a muito tempo,sem perspectiva pra mudar e sim pra piorar , se tiver como né?! ( risos).

Alguma crítica à fazer ?

Não em relação aos artistas, e sim em relação à indústria cultural e seus braços ,das gravadoras e meios de comunicação. Eles escolhem os artistas não por talento e sim porque podem vender seus produtos pré-fabricados. Os roqueiros da atualidade não tem culpa disto. Hoje é mais fácil “fabricar” um artista do que procurar e descobrir novos talentos.

O que o Rock dos anos 70 influenciou no seu estilo de tocar?

O Rock 70’s  influeincio não só a mim mais tambem a maioria dos guitarristas,com atitude, linguagem,estilo , timbres ,técnicas, maneira de se vestir ,instrumentos e etc.

Por que o Rock? O que ele representa para você?

Rock é minha vida ,sem ele não vivo . É com o rock que sobrevivo e sustento minha familia.Brinco com meus amigos dizendo que tenho medo de morrer, ficar sem eles ,sem  a minha familia , o Rock n´Roll, e sem ….. (risos).

Projetos atuais?Quais?

Bom ,atualmente toco com a Banda Vintage 30 , onde gravamos um DVD Tributo a Beatles .Temos o projeto Rock Nacinal , a Historia do Rock , Classico Rock e outros. Continuo com as aulas de guitarra a mais de 14 anos.

Uma frase que resume toda sua trajetoria?

Muito trabalho amor no que faço , respeito ao próximo, dedicação  e transpiraçao,!!!!

Qual a melhor era do rock?

Para responder esta pergunta, não levarei em conta o Rock como estilo musical, e sim como movimento artístico-cultural. Sendo assim, a arte tem a função de fazer a leitura de seu tempo socio-histórico, sintetizando o contexto cultural de cada época.Assim foi “Guernica” de Picasso, que representou o sofrimento em meio à Guerra civil espanhola ou “ O Grande Ditador” de Charles Chaplin, revisitando a Segunda Guerra Mundial. 

Hoje ,o Rock é considerado apenas mais um estilo musical entre tantos outros, como o Pop, o Country, a MPB, o Jazz, etc. Mas entre 1967 e 1975, o Rock viveu sua melhor era, onde protestou contra a Guerra do Vietnam e apresentou propostas concretas de Paz e Amor no mundo. A este momento histórico os sociólogos chamam de contracultura, por se opor à cultura vigente, imposta pelos meios de comunicação e tradição cultural. 

Entre os artistas mais representativos, destacam-se Beach Boys (The Pet Sounds), The Beatles (Sargeant Peppers Lonely Hearts Club Band), JimiHendrix (The Jimi Hendrix Experience), The Doors (Strange Days), Janis Joplin (Big Brother and the Holding Company), The Rolling Stones (Their Satanic Majesties Request), The Who (The Who Sell Out), Pink Floyd (The Piper at the Gates of Dawn). Além de outros artistas como Jefferson Airplane, Eric Clapton e Grateful Dead.

Todos esses discos vieram recheados de experimentações sonoras e muita psicodelia, já que o lema “Peace and Love” era acompanhado do movimento “Flower Power” em meio à época do “Love Summer” de 1967. 

Assim, essas bandas passam a influenciar o surgimento de muitas outras vertentes do Rock, como o Heavy Metal e o Hard Rock. São exemplos disto o Black Sabbath e o Led Zeppelin.
Alguns historiadores da música, afirmam que o Rock começa a “morrer” em 1973, quando o Led Zeppelin sobe aos palcos no Estádio Madison Square Garden, em Nova York, colocando 40 mil pessoas no local. Costuma-se dizer que com o fim da Guerra do Vietnam e o início dos Megashows, o Rock perderia sua essência de movimento cultural e passaria a ser mais um produto da indústria cultural. 

Em 1975, com o surgimento da banda Sex Pistols, o Rock daria então o seu último “sopro de vida”, pois os lemas da banda punk “I hate Pink Floyd” e “The Punk is Dead”, criticavam o grau erudito que o Rock havia alcançado pelas bandas progressivas e afirma que o Punk já nasceu de um cenário onde a essência do Rock (atitude e juventude) já não tinha mais espaço no cenário cultural.
Portanto , a melhor era do Rock, como movimento artístico, enquadra-se entre os anos 1967 a 1975. 

"Muito trabalho amor no que faço , respeito ao próximo, dedicação  e transpiraçao,!!!!"

Longa vida ao rock n roll 


Nenhum comentário:

Postar um comentário